top of page

Sapateado Americano
 

 

             Criado nos Estados Unidos por volta da primeira metade do século 19, na fusão que uniu ritmos e danças dos escravos, que já possuíam um estilo de dança próprio baseado nos sons corporais, com os estilos de sapateado praticados pelos imigrantes irlandeses e colonizadores ingleses.

 

                A forma irlandesa do sapateado - também chamada de Irish Tap Dance - concentra-se nos pés, o tronco permanece rígido; já os americanos realizam sua Tap Dance esbanjando ritmos sincopados e movimentos com o corpo todo, abrindo a dança para o estilo próprio de cada executor. O sapateado americano acrescentou à forma irlandesa da dança toda a riqueza musical e de movimentos dos ritmos dançados pelos africanos, e com isso criou uma modalidade de dança ímpar que se espalhou por todo o território dos EUA, ganhando adeptos em diversos outros países.

                    Tap Dance/Sapateado Americano é um estilo divertido de dança que qualquer pessoa pode aprender, independentemente da experiência anterior em dança. 
Além de ser uma aula divertidíssima, trabalha o condicionamento físico, fortalecimento de pernas e pés, desenvolve musicalidade, além de proporcionar grande senso de ritmo, agilidade e concentração.

                         Podemos sapatear em muitos ritmos, usando desde músicas clássicas até as mais atuais. Ás vezes nem precisamos da música. Com nosso instrumento nos pés criamos nossa própria melodia.

bottom of page